Stefano Boeri Architetti inaugura novo modelo de escola aberta na Albânia

Como parte do projeto para o novo Plano Diretor de Tirana 2030, a Stefano Boeri Architetti desenvolveu uma nova tipologia replicável de escola, as quais que serão construídas na capital da Albânia ao longo dos próximos 10 anos—transformando uma infraestutura educacional em um espaço público aberto à comunidade todas as horas do dia e todos os dias do ano. O protótipo de Escola comunitária recém-inaugurado na cidade de Tirana, servirá como um “modelo replicável de ponto de encontro e socialização em diferentes regiões da cidade”, podendo ser utilizada pelos alunos durante o dia e permanecendo aberta para toda a comunidade à noite e nos finais de semana e feriados, operando como um epicentro da vida em comunidade e como local de lazer e encontro, além de potenciais locais de abrigo em caso de emergências e desastres ambientais.

Stefano Boeri Architetti inaugura novo modelo de escola aberta na Albânia - Imagem 2 de 9Stefano Boeri Architetti inaugura novo modelo de escola aberta na Albânia - Imagem 3 de 9Stefano Boeri Architetti inaugura novo modelo de escola aberta na Albânia - Imagem 4 de 9Stefano Boeri Architetti inaugura novo modelo de escola aberta na Albânia - Imagem 5 de 9Stefano Boeri Architetti inaugura novo modelo de escola aberta na Albânia - Mais Imagens+ 4

O Plano Diretor Tirana 2030 foi desenvolvido entre 2015 e 2017, e prevê a construção de 17 novas escolas de grande porte na cidade. A proposta para o novo plano de desenvolvimento urbano da capital albanesa não foi concebido apenas como uma resposta ao considerável crescimento demográfico observado no país ao longo dos últimos vinte anos, mas principalmente como uma estratégia para requalificar e redesenvolver alguns dos principais subúrbios da cidade de Tirana—oferecendo uma nova tipologia de infraestrutura educacional para a capital. Acontece que o voraz processo de expansão urbana acabou saturando e fragmentando o tecido urbano de Tirana, provocando um desequilíbrio que afetou muito a vida de seus habitantes.

Stefano Boeri Architetti inaugura novo modelo de escola aberta na Albânia - Imagem 7 de 9
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

O novo Plano Diretor Estratégico de Tirana, o qual contempla toda a região metropolitana da capital albanesa, opera em três níveis: sustentabilidade e arborização urbana, o qual pretende criar uma nova rede de espaços verdes ao redor da cidade; redistribuição da infraestrutura pública em áreas de vizinhança menores; e redesenvolvimento e densificação de áreas urbanas perimetrais pouco ocupadas.

Se no passado um plano como esse poderia ter soado uma ideia utópica, hoje—até mesmo depois de atravessarmos uma pandemia—o projeto das escolas abertas tornou-se mais do que uma simples necessidade, uma resposta à demanda social por bem-estar expressa tanto na cidade de Tirana quanto no mundo todo. No nível educacional, uma escola aberta é um mecanismo para estabelecer um processo de osmose entre os habitantes de uma cidade e o seu território, uma troca de conhecimentos e experiências que impactará decisivamente na vida de seus moradores. Este novo conceito de escolas abertas proporcionará a cidade de Tirana aproximar-se da ideia de ‘cidade arquipélago’, uma metrópole constituída por bairros autossuficientes na prestação de serviços aos seus habitantes, algo que muitas cidades hoje estão buscando. -- Stefano Boeri

Stefano Boeri Architetti inaugura novo modelo de escola aberta na Albânia - Imagem 5 de 9
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

As escolas modelo estarão implantadas na região noroeste da capital, nas áreas de Don Bosko, Kodër-Kamëz e Piazza Shqiponja. O campus Don Bosko incluirá uma escola de ensino fundamental e médio, espaços educacionais e uma creche, um complexo que cobrirá uma área de quase 10 mil metros quadrados. A escola de Kodër-Kamëz, por sua vez, disponibilizará uma gama de diferentes serviços educacionais semelhantes àqueles oferecido pela Escola Don Bosko, além disso, a área total será de quase 12 mil metros quadrados, enquanto a escola em Shqiponja, um pouco menor, terá quase 8 mil quadrados.

Stefano Boeri Architetti inaugura novo modelo de escola aberta na Albânia - Imagem 2 de 9
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Além disso, as novas escolas desenvolvidas pela Stefano Boeri Architetti contam com uma série de espaços permeáveis no térreo, tornando-as ativas e convidativas aos pedestres, conectando praças, ruas e parques. De forma geral, as entradas principais foram concebidos para garantir a máxima flexibilidade e facilidade de circulação. As instalações e funções específicas, como refeitórios, bibliotecas e instalações desportivas, serão utilizadas em momentos diferentes do dia tanto pelos alunos quanto pela comunidade local. Embora aberto e permeável, o modelo de escola foi concebido para garantir a segurança e proteção dos alunos através de sua estrutura arquitetônica acoplada ao interior de um bloco residencial urbano onde todas as funções são colocadas.

Stefano Boeri Architetti inaugura novo modelo de escola aberta na Albânia - Imagem 8 de 9
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Formalmente, os edifícios foram construídos com fachadas em revestimento de pedras vermelhas, contrastando com a base branca, um conjunto de materiais e cores que homenageiam a tradicional arquitetura italiana das primeiras décadas do século XX, muito difundida também na cidade de Tirana. A torre da escola atua como um marco de referência para a cidade e seus habitantes, enquanto no design de interiores, muita atenção foi dada à cor, por ter grande influência na compreensão, conforto e interação social dos alunos.

A escola modelo foi inaugurada recentemente pelo primeiro-ministro albanês Edi Rama, o prefeito de Tirana Erion Veliaj e o arquiteto Stefano Boeri.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Stefano Boeri Architetti inaugura novo modelo de escola aberta na Albânia" [Stefano Boeri Architetti Transforms Schools into a Mixed Use Space for the Whole Community in Tirana] 07 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974198/stefano-boeri-architetti-inaugura-novo-modelo-de-escola-aberta-na-albania> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.